Sustentabilidade social

Por definição, sustentabilidade social é um conjunto de ações que tem como propósito aumentar a qualidade de vida da população como um todo, visando reduzir as desigualdades sociais e ampliar o acesso aos direitos e serviços básicos, como educação e saúde, por exemplo. O ponto a ser observado é que não existe sociedade igualitária ou justa sem a participação do mercado e das empresas, principalmente das instituições educacionais, que carregam em seu propósito a missão de ensinar com visão no futuro.

É bom ressaltar que ações socialmente sustentáveis não são importantes apenas para as pessoas de baixa renda, uma vez que, assim que colocadas em prática, acabam por favorecer a vida de toda a população, indiscriminadamente.

Quer saber que tipo de ações poderosas são essas? De acordo com a definição de desenvolvimento sustentável, cada cidadão, enquanto consumidor, membro de uma empresa ou do governo, precisa repensar seu comportamento, passando a adotar práticas que fortaleçam a sustentabilidade de todos os processos — tanto sociais quanto políticos, econômicos e ambientais.
É por isso que nós da OPEE Educação trazemos ao nosso público toda reflexão em torno do desenvolvimento do tema “Sustentabilidade” como uma ação, uma postura irrigada de valores humanos que deve ser incentivada diariamente, trazendo inclusive, o vínculo com uma vida financeira saudável.

Todas as companhias, principalmente as de educação, devem ter a consciência de que, para praticar a sustentabilidade social, todos os envolvidos, assim como a comunidade que as cercam, devem gozar de uma vida com qualidade. Sem contar que todos os seus próprios processos e os das empresas com que negociam devem estar de acordo com essas boas práticas.

Para apostarmos em uma sociedade mais sustentável, não basta cobrar posições de empresas ou novas leis dos políticos, já que exatamente em hábitos aparentemente inofensivos é que moram algumas das mazelas mais difíceis de erradicar.

É importante reforçar que a sustentabilidade social, assim como a ambiental, depende de todos, cada um devendo fazer a sua parte e estimular os outros a fazerem o mesmo, já que a mobilização é um fator muito importante para a efetivação destas propostas. É nisso que acreditamos. É para isso que trabalhamos.

Sendo assim, não fique parado, mexa-se! É questionando padrões e cobrando mudanças que você ajudará na construção de uma sociedade verdadeiramente sustentável e justa!