Projeto de Vida no Ensino Fundamental

Você teve a oportunidade de construir um Projeto de Vida?

Se a resposta foi “não”, o que você acha que teria sido diferente se tivesse tido esta possibilidade?

Se a resposta foi “sim”, você pode dizer que se sente realizado(a) com as suas escolhas?

O termo “Projeto de Vida” ganhou força na área da educação a partir do momento em que se tornou uma competência obrigatória da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, porém na Metodologia OPEE, acreditamos em Projetos de Vida transformadores há mais de 20 anos!

Entendemos que a escola não é um lugar apenas para se transmitir o conhecimento formal, mas sim o espaço para olharmos para os nossos alunos levando em consideração o seu desenvolvimento físico, cognitivo e emocional. Para a OPEE, as instituições de ensino devem propor o desenvolvimento das habilidades cognitivas e não cognitivas, visando esta formação integral de crianças e jovens.

“Idealizar a própria vida é ter consciência da responsabilidade de cada um em sua atuação social,
descobrindo-se a si mesmo, aos outros e o meio em que vive. (…) à criança sempre há
possibilidades de diálogo, produção, pensamento, debate e desenvolvimento do verdadeiro
potencial humano que supera a repetição e a imitação, pois se vê capaz de:”
(BNCC)

Se nós não desejamos que os nossos alunos cheguem à vida adulta com a sensação de “tempo ou vida perdidos”, é fundamental ajudá-los a construírem seus Projetos de Vida, tornando-os agentes transformadores e protagonistas das próprias histórias.

Falar de Projeto de Vida é falar sobre o caminho entre “quem eu sou” e “quem eu desejo ser”.

Por meio de um processo bem estruturado e contemplando temas como autoconhecimento, alteridade, valores humanos, empreendedorismo, escolhas pessoais e financeiras, dentre outros, com a metodologia OPEE o aluno aprende a se conhecer melhor, identificando os seus interesses e sonhos e definindo metas e estratégias para alcançar os seus objetivos.

Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Um dos objetivos de se desenvolver Projetos de Vida é o de se favorecer um olhar que possa driblar a ansiedade e o temor pelo futuro, proporcionando aos nossos adolescentes uma visão ampla e segura de si mesmos, das suas escolhas e da sua maneira de lidar com o imponderável, incluindo a habilidade de superar frustações.

 

O projeto de vida nos anos iniciais.

Nesse período da vida, a criança inicia um processo cognitivo de consciência e autonomia e passa a enxergar o mundo de maneira mais sistêmica. Nesse momento é fundamental estimular a construção da identidade, o fortalecimento das relações e a visão de mundo, para que ela possa fazer escolhas mais assertivas.

O projeto de vida nos anos finais.

Esta é uma fase de grandes mudanças físicas e também dos aspectos emocional, intelectual e espiritual. Nesse momento, o Projeto de Vida deve ter ações que englobem todas estas dimensões do desenvolvimento humano, de maneira integral e integrada. É uma maneira de já preparar o aluno para a fase escolar seguinte, o Ensino Médio. Atividades sistemáticas e contínuas, darão ao estudante mais clareza e assertividade na hora de escolher, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

Principais benefícios do Projeto de Vida:

  • Desenvolvimento do autoconhecimento e autonomia;
  • Fortalecimento da autoestima e identidade pessoal;
  • Controle da ansiedade e do stress;
  • Escolhas profissionais e pessoais mais assertivas;
  • Elevação do nível de felicidade e satisfação;
  • Consciência humana e global;
  • Atitudes pautadas em valores humanos;

O psicólogo Viktor Frankl, em seu livro Em Busca de Sentido, nos diz: “se você não sabe qual é sua missão na vida, já tem uma: encontrá-la.”

Sendo assim, pensar o Projeto de Vida é encarar uma missão.

Desenvolver Projetos de Vida com os nossos alunos desde os Anos Iniciais possibilita que eles possam enfrentar esta convocação, construindo caminhos que os levem a viver uma vida com mais sentido, significado e felicidade.