Projeto de Vida e Atitude Empreendedora

Pensar educação nos dias atuais é compreender que para ensinar é necessário considerar diferentes aspectos, desde a formação para uma consciência ética, solidária e pautada em valores até a interrelação entre as pessoas e o planeta. E é nesse sentido que há quase 20 anos a Metodologia OPEE atua, educando para que os nossos alunos se desenvolvam cognitiva e emocionalmente e para a construção de um Projeto de Vida que seja capaz de transformar a realidade que os cerca.

Mas o que é construir um Projeto de Vida?

É pensar sobre quem se é e o que se deseja ecoar para o mundo. É refletir sobre aspectos subjetivos, investindo no autoconhecimento, mas sem deixar de olhar para as relações com o outro e a sociedade. É a partir desta reflexão que o aluno passa a compreender o poder que um Projeto de Vida bem estabelecido tem, sendo capaz de orientá-lo para alcançar os seus sonhos e de fortalece-lo para enfrentar as adversidades.

Segundo os quatro pilares da UNESCO, elaborados pelo professor francês Jacques Delors ainda no final dos anos 90, precisamos ensinar para o Aprender a Conhecer, a Fazer, a Conviver e a Ser, ou seja, é fundamental que o nosso aluno seja capaz de desenvolver senso crítico e de buscar novos saberes ao longo da vida, investindo em um constante aprimoramento. Igualmente importante é saber fazer escolhas e atuar em um mundo que é desafiador e dinâmico, necessitando de pessoas resilientes e com um pensamento inovador. Saber investir nas relações interpessoais de forma tolerante e empática é peça-chave em uma realidade diversa e cada vez mais global, bem como ser capaz de se relacionar consigo mesmo, investir nos seus potenciais e buscar experiências que enriqueçam o seu interior e permitam desenvolver-se de forma integral e consciente.

O trabalho com Projeto de Vida na OPEE está alinhado com este referencial de educação, pois é a partir do autoconhecimento, do desenvolvimento da inteligência emocional, das reflexões sobre as virtudes, sociedade, profissões, sustentabilidade e vida financeira que levamos os nossos alunos a compreenderem os mais variados aspectos da vida, suas demandas e desafios, provocando uma atitude mais assertiva diante da realidade. E é neste ponto que trabalhar as Atitudes Empreendedoras torna-se fundamental. Vale ressaltar aqui que empreender, no contexto do Projeto de Vida, nada tem a ver com tornar-se um empresário ou autônomo, mas está vinculado ao protagonismo e a capacidade de se posicionar diante dos desafios e das escolhas.

Pergunto: será que um Projeto de Vida transformador não precisa que os indivíduos sejam capazes de serem organizados, terem proatividade, responsabilidade e compromisso, seja consigo, com o outro ou com o meio ambiente?

Como diria o autor, Leo Fraiman, empreender é um ato ético, é ter consciência da nossa responsabilidade e com isso fazer do nosso Projeto de Vida um Projeto que acolhe, ajuda e respeita o maior número de pessoas possível.

O ser empreendedor é aquele que consegue enxergar as oportunidades e se prepara para elas buscando desenvolver a sua melhor versão.

O nosso grande objetivo é que com o Projeto de Vida os nossos alunos possam conectar sonhos e atitudes, tornando-se autores da sua própria história e agentes de transformação.