Circuito OPEE em MOVIMENTO

APRESENTAÇÃO:

A Metodologia OPEE está sempre em movimento. Sempre inovando e buscando novos e desafiadores caminhos para ajudar estudantes a desenvolverem um Projeto de Vida consciente. Estamos empenhados em inspirá-los a sonhar e a transformar os sonhos que estão em seus corações, mentes e almas, em projetos, sempre!

Projeto de Vida, com vida, para a vida!

Com esse constante objetivo e para comemorar o mês das crianças e professores estamos lançando um novo projeto: Circuito OPEE em MOVIMENTO – atividades online para alunos, que acontecerá de 28 de setembro a 23 de outubro de 2020, com uma programação diferente e muito especial.

O QUE É ?

O Circuito OPEE em Movimento foi criado para que os alunos da Metodologia OPEE, de 05 a 18 anos, possam participar de atividades online diferenciadas e terem momentos de muita diversão e aprendizado.

Na primeira etapa teremos uma série de encontros especiais ao vivo, com especialistas convidados da Metodologia OPEE. Buscamos atividades que possam trabalhar as habilidades socioemocionais de forma dinâmica, por meio de recursos como musicalização, atividade maker e respiração consciente e auto-observação.

Na segunda etapa, serão 4 encontros online, ao vivo, com Leo Fraiman. Será uma grande oportunidade para os alunos conhecerem o autor da Metodologia OPEE e trocarem ideias e conhecimentos.

COMO PARTICIPAR ?

O Circuito OPEE em Movimento é exclusivo para alunos das escolas parceiras da Metodologia OPEE, de acordo com a faixa etária indicada.

Todas as atividades são gratuitas, mas precisam de inscrição prévia.

Cada uma das atividades tem um link diferente para inscrição, que deverá ser feita exclusivamente pela escola, informando apenas a quantidade de alunos. Após a inscrição será enviado um link para participação, que deverá ser compartilhado com os alunos, pela instituição.

Garantimos a segurança de todos os participantes nas atividades: mesmo sendo transmitidas online e em tempo real, as imagens dos alunos participantes não ficarão visíveis e não serão divulgadas.

 PROGRAMAÇÃO:

  • 28/09 – 17h – Maker I (recomendado para alunos de 11 a 12 anos)
  • 29/09 – 17h – Respiração consciente e auto-observação I (recomendado para alunos de 14 a 18 anos)
  • 30/09 – 17h – Maker II (recomendado para alunos de 13 a 15 anos)
  • 01/10 – 17h – Respiração consciente e auto-observação II (recomendado para alunos de 12 a 14 anos)
  • 02/10 – Musicalização
    • 10h – recomendado para alunos de 5 a 7 anos
    • 14h – recomendado para alunos de 5 a 7 anos
    • 16h – recomendado para alunos de 8 a 10 anos
  • 16/10 – Bate papo com Leo
    • 14 horas – alunos de 6 a 9 anos
    • 16 horas – alunos de 10 a 12 anos
  • 23/10 – Bate papo com Leo
    • 14 horas – alunos de 13 a 14 anos
    • 16 horas – alunos de 15 a 18 anos

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

MAKER:


Atividade 1: Projeto Autômata

Sugerida para alunos de 11 a 12 anos

Os alunos deverão construir uma máquina autômata, utilizando materiais leves e de fácil obtenção. As autômatas são dispositivos que realizam movimentos pré-determinados, através da implementação de elementos das máquinas simples, como alavancas, eixos, planos e engrenagens. A construção será desenvolvida considerando a própria evolução histórica das máquinas simples como contexto, convidando o aluno a refletir sobre suas aplicações no mundo, bem como no impacto que tiveram em nossa sociedade moderna.

Materiais e recursos necessários:

  • Placa de Papel Paraná ou papelão, de 50cm x 50cm ou maior;
  • Palitos de madeira (churrasco ou algodão doce): 6 unidades (palito padrão, de 30cm. Pode ser maior);
  • Folhas de papel Canson: 2 unidades  (tamanho A4, 180g) ;
  • Canudos plásticos: 3 unidades  (qualquer canudo, de suco ou refresco);
  • Fita Crepe (qualquer fita crepe, padrão é de 18mm em rolos de 30m);
  • Cola branca;
  • Colchetes (de preferência pequenos) (latonados, números 3 ou 4);
  • Tesoura;
  • Régua (simples, de 30cm);
  • Lápis (preto, de escrever);
  • Qualquer material de pintura (lápis de cor, cera, canetinha, guache).

Agenda: 28/09 – 17 horas – inscrições até 24/09, quinta-feira, às 14 horas

Faça a inscrição para essa atividade: https://pt.surveymonkey.com/r/C6FNRL7

O link do Youtube será enviado com 48h de antecedência para o representante da escola responsável pelas inscrições dos alunos nas aulas online.


Atividade 2: Projeto Lançador

Sugerida para alunos de 13 a 15 anos

Os alunos deverão construir um lançador de aviões de papel, utilizando materiais leves e de fácil obtenção. A energia de lançamento será obtida através do tensionamento de elásticos, sendo liberada através de gatilhos mecânicos. Essa estratégia de lançamento se assemelha aos primeiros esforços da aviação, cuja energia de lançamento era externa à aeronave. No decorrer do projeto o aluno será convidado a refletir sobre o desenvolvimento da engenharia aeronáutica, bem como a evolução das formas de propulsão.

Materiais e recursos necessários:

  • Placa de Papel Paraná ou papelão, de 50cm x 50cm ou maior;
  • Elásticos (de dinheiro ou silicone) (6 unidades, qualquer elástico);
  • Cola branca;
  • Prendedor de papel ou pregador de roupas (4 unidades, qualquer um);
  • Folhas de sulfite (para os aviões) (tamanho A4, mínimo de 4 unidades);
  • Fita crepe  (qualquer fita crepe, padrão é de 18mm);
  • Tesoura (qualquer uma, sem ponta de preferência);
  • Régua  (simples, de 30cm);
  • Lápis  (preto, de escrever);
  • Lápis de cor ou canetinha, para arte e acabamento.

Agenda: 30/09 – 17 horas – inscrições até 28/09, segunda-feira, às 14 horas

Faça a inscrição para essa atividade: https://pt.surveymonkey.com/r/QJ22JG3

O link do Youtube será enviado com 48h de antecedência para o representante da escola responsável pelas inscrições dos alunos nas aulas online.


RESPIRAÇÃO CONSCIENTE E AUTO-OBSERVAÇÃO:

 

As mudanças que tanto queremos, se escondem atrás de velhos hábitos.

A sensação que temos é que o mundo nos observa, nos compara e julga constantemente. Estamos sempre diante de alguma responsabilidade que nos tira da zona de conforto.

Nos pressionamos, nossa família e amigos nos pressionam e até a própria vida. Muitas vezes é assustador. Talvez isso não seja possível de mudar, todos nos sentimos assim. Mas tem uma coisa que pode mudar: VOCÊ.

Descobrir que os desafios não acontecem comigo, e sim, PARA MIM, é o que nos prepara para irmos em busca daquilo que sonhamos. A diferença em como enxergamos vem de como cuidamos de nós mesmos. Quanto mais fortes, mais resistentes a qualquer pressão.

As ferramentas que precisamos nós já temos, o que faço é ensinar você a usá-las.

Agenda:

Atividade 1 – 29/09 – 17 horas – sugerida para alunos de 14 a 18 anos  – inscrições até 25/09, sexta-feira, às 14 horas

Atividade 2 – 01/10 – 17 horas – sugerida para alunos de 12 a 14 anos – inscrições até 29/09, terça-feira, às 14 horas

Faça a inscrição para 29/09https://pt.surveymonkey.com/r/QC2NNYG

Faça a inscrição para 01/10: https://pt.surveymonkey.com/r/QQZGPD8

O link do Youtube será enviado com 48h de antecedência para o representante da escola responsável pelas inscrições dos alunos nas aulas online.


MUSICALIZAÇÃO:


Atividade 1

Sugerida para alunos de 05 a 07 anos

Através da cultura popular onde exploramos as parlendas, cantigas infantis e brincadeiras cantadas, teremos nesta aula de música descobertas e momentos divertidos com muito aprendizado, contribuindo com a ludicidade e a criatividade de cada aluno nas vivências que serão proporcionadas.

Materiais necessários:

Pensando que os sons de qualidade são importantes para a percepção sonora dos alunos, principalmente na primeira infância, trazemos a proposta de construir alguns instrumentos para essa aula de música. Esses instrumentos poderão ser utilizados para atividades e brincadeiras no cotidiano escolar e familiar.

Assim, sugerimos que os alunos escolham um instrumento para construir e separem os materiais necessários:

Tambor de lata com fita adesiva ou fita crepe:

  • Uma lata de tamanho pequeno ou médio
  • Fita adesiva (durex) ou fita crepe, ambos de espessura fina
  • Fita adesiva colorida (esse item é opcional)

Baquetas

  • Um par de Hashis descartável (palitinhos de comida oriental) ou um par de palitos de churrasco
  • Duas rolhas de garrafa

Chocalhos

  • Sementes ou grãos crus (sementes de girassol, arroz, feijão, lentilha, milho, etc…)
  • Potinho limpo e seco
  • Fita adesiva não muito larga

Reco-reco

  • Duas garrafas pet tamanho médio que possam ser cortadas ou
  • Uma garrafa pet com textura

Para batucar

  • Dois copos plásticos (de iogurte ou requeijão)
  • Um par de Hashis (palitinhos de comida oriental)

Agenda: 02/10 – em dois horários: 10h e 14h – inscrições até 30/09, quarta-feira, às 14 horas

Faça a inscrição para essa atividade às 10 horas: https://pt.surveymonkey.com/r/QS7BSH3

Faça a inscrição para essa atividade às 14 horas: https://pt.surveymonkey.com/r/QSW7DCB

O link do Youtube será enviado com 48h de antecedência para o representante da escola responsável pelas inscrições dos alunos nas aulas online.


Atividade 2

Sugerido para alunos de 08 a 10 anos

Através de desafios, nesta aula de música teremos jogos, percussão corporal e percussão com copo, proporcionando a compreensão de comandos que nos conduz ao conhecimento e aprendizado musical, valorizando a cultura brasileira e estrangeira.

Materiais necessários:

Pensando que os sons de qualidade são importantes para a percepção sonora dos alunos, principalmente na primeira infância, trazemos a proposta de construir alguns instrumentos para essa aula de música. Esses instrumentos poderão ser utilizados para atividades e brincadeiras no cotidiano escolar e familiar.

Assim, sugerimos que os alunos escolham um instrumento para construir e separem os materiais necessários:

Tambor de lata com fita adesiva ou fita crepe:

  • Uma lata de tamanho pequeno ou médio
  • Fita adesiva (durex) ou fita crepe, ambos de espessura fina
  • Fita adesiva colorida (esse item é opcional)

Baquetas

  • Um par de Hashis descartável (palitinhos de comida oriental) ou um par de palitos de churrasco
  • Duas rolhas de garrafa

Chocalhos

  • Sementes ou grãos crus (sementes de girassol, arroz, feijão, lentilha, milho, etc…)
  • Potinho limpo e seco
  • Fita adesiva não muito larga

Reco-reco

  • Duas garrafas pet tamanho médio que possam ser cortadas ou
  • Uma garrafa pet com textura

Para batucar

  • Dois copos plásticos (de iogurte ou requeijão)
  • Um par de Hashis (palitinhos de comida oriental)

Agenda: 02/10 – 16 horas – inscrições até 30/09, quarta-feira, às 14 horas

Faça a inscrição para essa atividade: https://pt.surveymonkey.com/r/QSHKCPR

O link do Youtube será enviado com 48h de antecedência para o representante da escola responsável pelas inscrições dos alunos nas aulas online.


BATE PAPO COM O LEO

 

Um bate papo especial com muito calor humano: acolhimento e inspiração para nossos alunos e alunas!

Um momento para conversarmos sobre nossos projetos de vida e o futuro

Confira a agenda e indicação de idade:

  • 16/10 – Bate papo com Leo
    • 14 horas – alunos de 6 a 9 anos
    • 16 horas – alunos de 10 a 12 anos
  • 23/10 – Bate papo com Leo
    • 14 horas – alunos de 13 a 14 anos
    • 16 horas – alunos de 15 a 18 anos

Faça a inscrição para o bate papo 16/10 – 14 horas https://pt.surveymonkey.com/r/QR3QS75inscrições até 14/10, quarta-feira, às 12 horas

Faça a inscrição para o bate papo 16/10 – 16 horas https://pt.surveymonkey.com/r/QTLB9KR – inscrições até 14/10, quarta-feira, às 12 horas

Faça a inscrição para o bate papo 23/10 – 14 horas https://pt.surveymonkey.com/r/QTQ6VK6inscrições até 21/10, quarta-feira, às 12 horas

Faça a inscrição para o bate papo 23/10 – 16 horas https://pt.surveymonkey.com/r/QTBMGCDinscrições até 21/10, quarta-feira, às 12 horas

O link do Youtube será enviado com 48h de antecedência para o representante da escola responsável pelas inscrições dos alunos nas aulas online.


CONHEÇA OS ESPECIALISTAS CONVIDADOS

 

DANILO NETTO é desenvolvedor de projetos mão-na-massa e evangelizador da cultura maker, é líder de criação da Everfusion e idealizador da Metodologia MakerXP. Formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, com extensões na Universidade do Texas e na HEC em Paris, foi palestrante convidado da Bett Educar de 2018, para falar sobre educação inovadora no século 21.

 

 

ALAN ALVES é desenvolvedor de projetos mão-na-massa, e instrutor para formação de educadores maker, é também professor de Atividade Maker com um portfólio de diversos projetos criados e implementados, do Fundamental I ao Ensino Médio. Formado em Artes Visuais e Licenciatura em Educação Artística, com múltiplos cursos de extensão e formação em aprendizagens criativas, metodologias ativas e Design Thinking.

 

 

JOÃO NORONHA é formado em YOGA pelo Sivananda Yoga Vedanta Meenakshi Ashram – Madurai/Índia. Estudioso de Vedanta e Respiração Consciente, é aluno de Stig Severinsen (método Breathology) e entusiasta e praticante do Método Wim Hof.

 

 

 

GISLAINE GOMES CAITANO é compositora, escritora, contadora de histórias, pianista, neuro educadora musical, especialista na educação musical, instrumental Orff, canto coral, práticas de grupo, prática de flauta doce, musicalização de bebês, crianças e adolescentes.

 

 

 

Participe!