O projeto de vida mais completo para a sua escola

Com a implementação da BNCC nas escolas, muitas unidades de ensino começaram uma corrida desenfreada por incorporar a aprendizagem socioemocional nos currículos, às vezes sem nem entender o que é. 

Antes de tudo, socioemocional não se chama assim por acaso. Com o trabalho sobre a parte emocional, a mais conhecida, há os componentes social, ético e a construção de um projeto de vida. Autoconhecimento, autorregulação, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável são seus pilares.

Assim, um projeto de vida completo começa com o desenvolvimento de uma boa relação do aluno consigo mesmo e com as demais pessoas, para que se torne cada vez mais consciente e seguro. Com autodomínio e autoconhecimento, aí sim ele terá as ferramentas necessárias para fazer uma das escolhas mais importantes de sua vida: a futura profissão.

A Metodologia OPEE também inclui o conhecimento de diversos caminhos profissionais, o funcionamento do mercado de trabalho e o desenvolvimento de uma atitude empreendedora. Junto com os temas da empregabilidade e do empreendedorismo, há a educação financeira voltada ao consumo consciente e a fundamentação das decisões em valores humanos essenciais.

Além disso, com esses elementos primordiais para a formação do ser humano, trazemos outras perspectivas. Nossa nascente é a Logoterapia, linha terapêutica criada pelo psiquiatra austríaco Viktor Frankl, que nos ensina a apreciar a vida, mesmo com seus altos e baixos, e a nos conscientizarmos da responsabilidade de construir nossa própria história. 

Também agregamos à metodologia os saberes da filosofia existencialista do francês Jean-Paul Sartre, segundo a qual nunca estaremos prontos; estamos em eterna construção. Por isso, o projeto de vida não é um plano finito, definido uma única vez. Não há como ele ser sempre o mesmo, porque não somos sempre os mesmos. 

Tudo isso é fruto de mais de 20 anos dedicados a auxiliar crianças e jovens a chegarem à melhor versão de si mesmos, construindo projetos de vida transformadores. E esse case de sucesso chegou à ONU em 2019, para o Simpósio Internacional Formando Lideranças para o Desenvolvimento Futuro.

Trabalhamos muito além do socioemocional. E expandimos esse horizonte ainda mais, para trabalhar a formação do ser humano de maneira integral e integrada. 

Texto: Mariana Gonçalo e Marcela Braz