Guia de Acolhimento: Caminhos para a Superação – Parte I, II e III

Durante o primeiro ano da pandemia de Covid-19 foram muitas as estratégias utilizadas pelas instituições escolares, pelos educadores e também pelos alunos e famílias para se adaptarem a um novo contexto e uma nova rotina diante das diversas restrições que a pandemia nos colocou.

Diane disso, a FTD Educação, em parceria com a OPEE Educação elaborou e disponibilizou gratuitamente 3 Partes do Guia de Acolhimento com orientações, reflexões e atividades que favorecem a construção de um espírito colaborativo de superação e incentivam uma atitude empreendedora diante da vida. Esse acolhimento contribui para fortalecer cada vez mais as alianças emocionais e a parceria entre a escola e a família.

A Parte I é dedicada ao acolhimento dos profissionais da escola, bem como dos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Já a Parte II tem como foco atividades de acolhimento para as famílias. E a Parte III foi desenvolvida pela Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e o Grupo de Empoderamento e Liderança Feminina (ELF) da Fisesp e disponibilizada à OPEE e à FTD Educação. Este volume orienta educadores a distinguir, entre os jovens, relacionamentos tóxicos de relacionamentos saudáveis, oferecendo noções básicas sobre prevenção de violência entre parceiros.

É possível acessar todos os volumes por meio dos links abaixo:

Parte I: https://conteudoaberto.ftd.com.br/home-professor/conteudos-formativos/caminhos-para-a-superacao-inspiracoes-para-uma-escola-humanizada/#

 

Parte II: https://conteudoaberto.ftd.com.br/home-professor/conteudos-formativos/ebooks/ftd-educacao-e-leo-fraiman-disponibilizam-guia-de-acolhimento-parte-ii/

Parte III: https://conteudoaberto.ftd.com.br/home-professor/parcerias/ftd-educacao-e-leo-fraiman-disponibilizam-guia-de-acolhimento-parte-iii/#


É possível utilizar as atividades da forma como estão propostas e também adaptá-las ao seu grupo e seu contexto escolar.

Esperamos que estas inspirações e propostas de acolhimento possam promover mais engajamento e trocas entre educadores, alunos e famílias!

 

 

Texto: Mariana Gonçalo