Festival de Curtas
Os alunos da 1ª série do Ensino Médio criaram curtas metragens (de 3 a 5 minutos no formato de documentário, narrativa ou cena) abordando as seguintes temáticas discutidas em sala de aula: Masculinidade tóxica, depressão e ansiedade, relacionamentos abusivos, Psicofobia e suicídio com o objetivo de desenvolverem habilidades interpessoais (empatia, planejamento, organização, iniciativa, pro-atividade) e profissionais (artísticas, técnicas, sociais e comunicativa) e conscientizarem a comunidade sobre os temas. Atrelado a isso, a professora Enezita, convidou os alunos do 9º ano para cobrirem o evento (bastidores, entrevistas, divulgação nas redes sociais), pois estavam falando sobre carreiras jornalísticas e responsabilidade do uso das mídias sociais.
Ao todo, participaram de alguma forma do projeto na 1ª série, cerca de 200 alunos e no 9º ano, 50. 32 curtas foram produzidos, dentre os quais 6 foram indicados para alguma premiação (direção, edição, melhor atuação masculina e feminina, roteiro e direção de arte). As visualizações no Youtube chegaram a mais de mil e cem para o projeto campeão da votação popular, fora os outros que alcançaram resultados similares, em especial o grande vencedor da noite: “Os melhores do amanhã”, também com mais de mil visualizações. A logomarca do evento também foi criada por uma aluna da 1ª série.
A diretora da escola afirma que “Para o Educallis esse projeto de curtas metragens, com temas tão necessários para a nossa saúde emocional, vem ao encontro dos nossos propósitos de desenvolver diversas potencialidades pautados no afeto e emoção! Contemplamos o desenvolvimento de várias habilidades, tais como: iniciativa, empatia, organização, respeito às diferenças, além das habilidades artísticas. Os nossos estudantes demonstraram altas habilidades que em muitos momentos o espaço formal da sala de aula não permitiria”.
Parabéns equipe do Colégio Educallis por esse projeto tão inspirador e transformador!