Projeto de Vida na Educação Infantil

Promover o desenvolvimento integral do aluno tornou-se uma das grandes missões da escola. As dimensões intelectuais, físicas, sociais, emocionais e culturais se conectam e constituem sujeitos singulares, que por sua vez, precisam desenvolver todos esses aspectos para construir Projetos de Vida conscientes, autênticos e felizes.

Leo Fraiman, psicoterapeuta e autor da Metodologia OPEE, se dedica a temática de Projeto de Vida há 20 anos e é referência ao falar sobre bases importantes para essa construção desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Pensamentos, sentimentos e ações conduzidos por um fio condutor – um Projeto de Vida – ajudam alunos a alcançar sua melhor versão para fazerem a diferença no mundo, e esse movimento deve iniciar-se desde os primeiros anos da vida escolar da criança.

BNCC e OPEE

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que define os parâmetros para o desenvolvimento do currículo de cada instituição, legitima a importância da construção de um Projeto de Vida. Dentre as 10 Competências Gerais que devem ser desenvolvidas ao longo de toda a Educação Básica, a sexta competência revela a importância de entender as relações que permeiam o mundo do trabalho e seus impactos na sociedade. Mas além disso, estabelece a urgência em desenvolver no aluno a capacidade de fazer escolhas pautadas em seu Projeto de Vida, de forma responsável e consciente.

Para que o estudante consiga desenvolver essa competência, ele precisará de proposições que estimulem o autoconhecimento para compreender seu projeto de vida e a partir daí organizar suas metas e objetivos, se planejar, ter autoconfiança e determinação. Isso é gerir a própria vida, pegar a vida com as mãos e se comprometer a dar o seu melhor.

Desde a etapa da Educação Infantil, a criança deve começar a desenvolver as bases fundamentais para essa construção. Em seus primeiros anos de vida, ela aprende e constrói seus vínculos afetivos iniciais, geralmente com seus familiares, mas é ao ingressar na escola que todo o aprendizado e socialização se estruturam por meio de propostas pedagógicas com objetivos claros.

A constituição de competências cognitivas e socioemocionais, essenciais para a construção de um Projeto de Vida, será a partir de propostas com intencionalidade educativa, ou seja, o professor/ mediador levará em consideração todos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento a serem alcançados, valorizando as especificidades de cada criança.

Aprender a nomear e lidar com seus sentimentos, conviver de maneira agradável com as pessoas e entender a importância dos valores humanos são habilidades que podem ser desenvolvidas desde cedo.

O educador e pesquisador José Moran, fala sobre a importância de construirmos projetos de vida na educação:

“O projeto de vida bem desenhado é do interesse de todos, porque nos ajuda a propor perguntas fundamentais, a buscar as respostas possíveis, a fazer escolhas difíceis e a avaliar continuamente nosso percurso. Isso dará sentido e prazer ao aprender em todos os espaços e tempos e de múltiplas formas, em cada etapa da nossa vida. Muitas pessoas não desenvolvem esse autoconhecimento, a capacidade de perceber-se, avaliar-se, transformar-se. Isso pode ser ensinado em qualquer etapa da vida; quanto antes, melhor.”

O professor, sem dúvidas, é um dos recursos mais valiosos para a formação integral do aluno, que garantirá o seu direito de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, aspectos fundamentais na construção de um Projeto de Vida. Para estruturar este trabalho, a Metodologia OPEE está presente em turmas de Educação InfantiI de 5 anos em diversas regiões do Brasil, comprovando que falar sobre os sentimentos, convivência e valores desde cedo torna-se um grande diferencial na vida dos alunos.

E para garantir um recurso didático, que será um aliado ainda mais forte para a escola, temos uma grande novidade! A Metodologia OPEE se estenderá para os alunos da Educação Infantil a partir dos 4 anos. Em 2022, com nossa coleção “Projeto de Vida e Atitude Empreendedora” totalmente alinhada a BNCC, alunos de todo o Brasil poderão ser impactados com propostas que os desenvolvam integralmente. Confira os títulos dos módulos propostos para serem trabalhados ao longo do ano letivo:

Saiba mais sobre a nova coleção: https://www.youtube.com/watch?v=nui1tHNEAsU

E para ir além no entendimento das temáticas Projeto de Vida e Atitude Empreendedora, não deixe de conferir: https://www.opee.com.br/projeto-de-vida-e-atitude-empreendedora/

Projeto de Vida no Ensino Fundamental

Você teve a oportunidade de construir um Projeto de Vida?

Se a resposta foi “não”, o que você acha que teria sido diferente se tivesse tido esta possibilidade?

Se a resposta foi “sim”, você pode dizer que se sente realizado(a) com as suas escolhas?

O termo “Projeto de Vida” ganhou força na área da educação a partir do momento em que se tornou uma competência obrigatória da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, porém na Metodologia OPEE, acreditamos em Projetos de Vida transformadores há mais de 20 anos!

Entendemos que a escola não é um lugar apenas para se transmitir o conhecimento formal, mas sim o espaço para olharmos para os nossos alunos levando em consideração o seu desenvolvimento físico, cognitivo e emocional. Para a OPEE, as instituições de ensino devem propor o desenvolvimento das habilidades cognitivas e não cognitivas, visando esta formação integral de crianças e jovens.

“Idealizar a própria vida é ter consciência da responsabilidade de cada um em sua atuação social,
descobrindo-se a si mesmo, aos outros e o meio em que vive. (…) à criança sempre há
possibilidades de diálogo, produção, pensamento, debate e desenvolvimento do verdadeiro
potencial humano que supera a repetição e a imitação, pois se vê capaz de:”
(BNCC)

Se nós não desejamos que os nossos alunos cheguem à vida adulta com a sensação de “tempo ou vida perdidos”, é fundamental ajudá-los a construírem seus Projetos de Vida, tornando-os agentes transformadores e protagonistas das próprias histórias.

Falar de Projeto de Vida é falar sobre o caminho entre “quem eu sou” e “quem eu desejo ser”.

Por meio de um processo bem estruturado e contemplando temas como autoconhecimento, alteridade, valores humanos, empreendedorismo, escolhas pessoais e financeiras, dentre outros, com a metodologia OPEE o aluno aprende a se conhecer melhor, identificando os seus interesses e sonhos e definindo metas e estratégias para alcançar os seus objetivos.

Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Um dos objetivos de se desenvolver Projetos de Vida é o de se favorecer um olhar que possa driblar a ansiedade e o temor pelo futuro, proporcionando aos nossos adolescentes uma visão ampla e segura de si mesmos, das suas escolhas e da sua maneira de lidar com o imponderável, incluindo a habilidade de superar frustações.

 

O projeto de vida nos anos iniciais.

Nesse período da vida, a criança inicia um processo cognitivo de consciência e autonomia e passa a enxergar o mundo de maneira mais sistêmica. Nesse momento é fundamental estimular a construção da identidade, o fortalecimento das relações e a visão de mundo, para que ela possa fazer escolhas mais assertivas.

O projeto de vida nos anos finais.

Esta é uma fase de grandes mudanças físicas e também dos aspectos emocional, intelectual e espiritual. Nesse momento, o Projeto de Vida deve ter ações que englobem todas estas dimensões do desenvolvimento humano, de maneira integral e integrada. É uma maneira de já preparar o aluno para a fase escolar seguinte, o Ensino Médio. Atividades sistemáticas e contínuas, darão ao estudante mais clareza e assertividade na hora de escolher, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

Principais benefícios do Projeto de Vida:

  • Desenvolvimento do autoconhecimento e autonomia;
  • Fortalecimento da autoestima e identidade pessoal;
  • Controle da ansiedade e do stress;
  • Escolhas profissionais e pessoais mais assertivas;
  • Elevação do nível de felicidade e satisfação;
  • Consciência humana e global;
  • Atitudes pautadas em valores humanos;

O psicólogo Viktor Frankl, em seu livro Em Busca de Sentido, nos diz: “se você não sabe qual é sua missão na vida, já tem uma: encontrá-la.”

Sendo assim, pensar o Projeto de Vida é encarar uma missão.

Desenvolver Projetos de Vida com os nossos alunos desde os Anos Iniciais possibilita que eles possam enfrentar esta convocação, construindo caminhos que os levem a viver uma vida com mais sentido, significado e felicidade.

Inclua a Feira de Profissões UNIEXPO ON-LINE como atividade complementar das aulas da Metodologia OPEE de Escolha e Orientação Profissional do Ensino Médio

A UNIEXPO ON-LINE é uma Feira de Profissões GRATUITA, realizada pela Teenager, e oferece atividades que proporcionam o contato entre os estudantes do Ensino Médio, as instituições de ensino superior e as diversas áreas de atuação profissional.

A Metodologia OPEE tem sido um ponto de grande apoio para uma multidão de jovens há 20 anos. Com este trabalho, as instituições de ensino encontram apoio pedagógico para pavimentar um caminho de possibilidades, que potencializam a parceria da sala de aula com a da sala de casa. E, justamente por valorizar, acreditar e trabalhar pelo sucesso desta parceria, que a OPEE Educação faz um convite muito especial para que sua instituição de ensino participe da UNIEXPO ON-LINE.

Nós estaremos presentes como sempre fazemos, só que desta vez queremos levar até vocês uma entrega ainda maior e, para isso, organizamos um espaço onde os jovens poderão fazer uma experiência marcante em suas vidas, neste momento delicado que é o da primeira escolha da profissão.

O time da Metodologia OPEE preparou uma sala exclusiva para as escolas parceiras, onde por meio da disponibilização de conteúdo exclusivo, vídeos, testes, palestras e muito mais conteúdos transformadores, seus alunos poderão experimentar na prática o quanto é importante poder contar com uma estrutura de credibilidade em um tempo de tantas incertezas.

Independentemente da série em que os alunos estejam no Ensino Médio, na sala exclusiva OPEE eles poderão colocar em prática os dois primeiros eixos da Metodologia OPEE:  Autoconhecimento e Inteligência Emocional e Escolhas Profissionais e Mercado de Trabalho.

Por meio de vivências práticas, poderão conferir de perto os pontos mais importantes exigidos para os profissionais do futuro, aprofundarão seus conhecimentos a respeito da importância da pesquisa das profissões e do networking, tudo somado à possibilidade de esclarecerem dúvidas e inquietações sobre os mitos do mundo do trabalho.

E além de todos esses diferenciais, serão organizados também momentos de acolhimento ao vivo, nos quais nossos profissionais se colocarão à disposição para viverem juntamente com os jovens um momento de escuta qualificada e troca de experiências. 

O que as escolas conveniadas OPEE terão como EXCLUSIVIDADE na Feira de Profissões UNIEXPO ON-LINE?

  • LINK exclusivo com conteúdo interativo, possibilitando que o aluno OPEE tenha acesso ao evento desde a sua inscrição;
  • Roteiro interativo para melhor aproveitamento da Feira de Profissões UNIEXPO ON-LINE;
  • Vídeos para cada série do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª série) com dinâmicas exclusivas para potencializar a prática dos assuntos abordados nas aulas OPEE;
  • Dicas OPEE para melhor desempenho em provas e vestibulares;
  • Uma série de vídeos sobre habilidades socioemocionais, orientação e escolha profissional;
  • Textos e atividades extras sobre orientação e escolha profissional;
  • Acesso direto ao SOP – teste de escolha profissional;
  • Espaço para envio de comentários, dúvidas e sugestões.

Por que minha escola deve participar da Feira de Profissões UNIEXPO ON-LINE?

  1. Sua escola poderá inserir a programação da Feira de Profissões UNIEXPO ON-LINE em seu planejamento pedagógico e desenvolver atividades relacionadas aos temas apresentados;
  2. O evento oferece certificado de participação de acordo com o aproveitamento do estudante em diferentes salas virtuais;
  3. Sua escola poderá contabilizar os certificados como crédito para atividades complementares, relacionadas aos assuntos abordados e discutidos em sala de aula (diálogo com o material OPEE / Projeto de Vida);
  4. É uma excelente oportunidade para os estudantes conhecerem as universidades, os cursos superiores e as áreas de atuação profissional;
  5. O evento também oferece conteúdo exclusivo para Pais e Educadores, com informações relevantes sobre os aspectos envolvidos no processo de escolha da profissão na vida dos estudantes. Pesquisas realizadas pela Teenager apontam que, depois dos pais, os professores são os maiores influenciadores na escolha da profissão dos jovens. 

A quem se destina a Feira de Profissões UNIEXPO ON-LINE?

  • Alunos do Ensino Médio das escolas conveniadas OPEE;
  • Pais de alunos das escolas conveniadas OPEE;
  • Educadores das escolas conveniadas OPEE.

Confira a data da Feira de Profissões UNIEXPO ON-LINE de sua região:

  • NORTE – 19 de agosto de 2021
  • NORDESTE – 19 de agosto de 2021
  • CENTRO-OESTE – 19 de agosto de 2021
  • SUDESTE – 01 de setembro de 2021
  • SUL – 01 de setembro de 2021

JÁ INSCREVEU SUA ESCOLA?

Escreva para Equipe de Eventos OPEE (eventos@opee.com.br), solicite e preencha a ficha de participação GRATUITA para receber o kit de divulgação (com materiais de divulgação, carta convite para alunos e pais, programação detalhada e muito mais).

  • Norte, Nordeste e Centro-Oeste – início das inscrições dos alunos em 27 de julho
  • Sul e Sudeste – início das inscrições dos alunos em 12 de agosto

A Metodologia OPEE é a MELHOR e a MAIS COMPLETA opção que trabalha as competências socioemocionais, atuando no mercado educacional há 20 anos

Novidade 2022: lançamento do livro para crianças de 4 anos!

A coleção da Metodologia OPEE “Projeto de Vida e Atitude Empreendedora” tem como meta formar alunos que tenham clareza de si e dos outros, que reconheçam um modo produtivo e ético de contribuir com a sociedade, com mentalidade e atitudes sustentáveis e engajados com o propósito de tornar o mundo um lugar melhor para se viver.

“Alguns distraídos verão um livro, mas na verdade são chaves para uma vida melhor, caminhos para uma existência mais sadia, mais feliz e mais realizada”
Leo Fraiman – autor da Metodologia OPEE

Projeto de Vida e Atitude Empreendedora” é o título e o foco de toda a coleção pois consideramos que em um mundo cada vez mais interconectado e inconstante, é preciso que a educação equipe estas crianças e jovens para encarar os crescentes desafios contemporâneos.

Como coloca Silvana Pepe, diretora da OPEE Educação: “É preciso um material que proponha o desenvolvimento de projetos de vida eficazes, objetivando a formação de indivíduos que tenham pensamentos, sentimentos e comportamentos alicerçados em valores éticos, visão de sustentabilidade e atitude de interdependência.”

Num contexto pedagógico ativo e criativo, por meio de atividades individuais e coletivas, a coleção “Projeto de Vida e Atitude Empreendedora” aborda as temáticas com ênfase no autoconhecimento, mundo do trabalho, escolhas e sustentabilidade.

 

Coleção totalmente renovada

Em 2022 a Metodologia OPEE, “Projeto de Vida e Atitude Empreendedora”, traz o novo livro de 4 anos da Educação Infantil, além da reformulação do Ensino Fundamental Anos Iniciais e da Educação Infantil 5 anos, acompanhando a renovação iniciada pelo Ensino Médio em 2020 e seguida pelo Ensino Fundamental Anos Finais em 2021.

“Conseguimos algo muito importante que é trabalhar a sensibilidade do aluno, a percepção do outro, a percepção de si mesmo, a empatia, os valores e formação de um caráter resiliente e humanitário”
Leo Fraiman – autor da Metodologia OPEE

Na Educação Infantil

A ampliação da coleção com o livro de 4 anos foi uma demanda do mercado educacional segundo Silvana Pepe, diretora da OPEE Educação: “O mundo mudou e se tornou mais exigente, competitivo, acelerado, dinâmico e nossas crianças ficaram expostas, prematuramente, a esta complexidade. Olhando para estas demandas, sentimos a necessidade de elaborar um material que as acolhesse e pudesse dar a elas o aprendizado e o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais para lidarem melhor consigo mesmas, com os outros e com o mundo! Um material para formar seus projetos de vida. Tudo com muita ludicidade, algo que resgatasse a possibilidade de a criança ser criança!”

Com novas atividades lúdicas e mão na massa, a nova edição “Projeto de Vida e Atitude Empreendedora” da Educação Infantil desenvolve ainda mais as competências e habilidades estabelecidas na BNCC.

Com uma maior interação aluno-obra, uma nova seção chamada Descubra compõe todos os módulos com propostas de atividades exploratórias que auxiliam os alunos a fazerem descobertas relacionadas à temática do módulo, aproximando-a do cotidiano deles.

No Ensino Fundamental Anos Iniciais

Com visual totalmente repaginado, os novos livros trazem uma abordagem pedagógica criativa e reflexiva, com novas personagens e atividades mais lúdicas, mão na massa, além de recursos digitais, flapbook e diversidade de textos e intervenções! A proposta das novas seções é o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, da imaginação, criatividade, engajamento e liderança.

Com atividades e propostas de dinâmicas, a nova edição “Projeto de Vida e Atitude Empreendedora” do Fundamental Anos Iniciais traz dicas sobre como praticar a paz e sobre cultura digital, além de conteúdos digitais.

Uma nova seção chamada Projeto Família em Ação compõe o final de cada módulo de todas as séries para fortalecer ainda mais a parceria casa-escola, uma vez que é realizado um projeto com os familiares sobre temáticas abordadas no curso.

 Quais as novidades que os Educadores irão mais gostar?

Serão muitas novidades para os Educadores Mediadores da Metodologia OPEE!

O manual do professor é em L, com ilustração e o passo a passo detalhado das atividades; recursos digitais; vídeos e contação de histórias, animações, games, podcasts, vídeo do autor, cartonados em flap para exposição das produções dos alunos, além de indicações objetivas dos itens da BNCC, desenvolvidos por atividade!

Quais as novidades que os alunos irão mais gostar?

As crianças ficarão encantadas com as novidades da coleção “Projeto de Vida e Atitude Empreendedora” dos ciclos Fundamental Anos Iniciais e Educação Infantil.

Podemos destacar: “Momentos de Relaxar” que são sugestões de práticas de relaxamento; os Cartonados e Adesivos para atividades, jogos e brincadeiras e a seção “Divirta-se” com atividades práticas, no estilo mão na massa – um espaço de estímulo da imaginação e da criatividade.

Resumindo as novidades da Coleção Projeto de Vida e Atitude Empreendedora” Fundamental Anos Iniciais e Educação Infantil:

  1. Lançamento de livro para faixa etária de 4 anos;
  2. Projeto gráfico moderno;
  3. Releitura dos personagens;
  4. Completamente ajustada à BNCC;
  5. Conteúdo modular, vitalizado, dinâmico, interativo e desafiador;
  6. Conteúdos digitais que dialogam com o material impresso e apresentam conteúdo extra;
  7. Manual do Mediador em novos formatos: em L para a Educação Infantil e em U para os Anos Iniciais;
  8. Guia da Família com Planner impresso + infográfico interativo.

 

Muito Prazer, somos a Turma do Leo!

A Turma do Leo passou por releitura, trazendo em 2022 um visual totalmente repaginado, com traços físicos e socioemocionais diversificados, favorecendo a identificação dos alunos com os personagens.

A turminha é formada por seis amigos com características de personalidade próprios, além da diversidade física e étnica.

 

Projeto de Vida em Família 2022

Como já é tradicional e um grande diferencial da Metodologia OPEE, oferecemos para todas as famílias das escolas adotantes da Metodologia OPEE um acesso exclusivo ao material Projeto de Vida em Família

Em 2022, o tema do material Projeto de Vida em Família é “SUPERAÇÃO E EQUILÍBRIO EMOCIONAL – competências socioemocionais na prática”. Esse importante conteúdo traz vídeos e atividades para que sejam oportunizadas a reflexão e a construção de caminhos para alcançar o equilíbrio emocional, a olhar com mais gentileza para si mesmo e a superar e enfrentar momentos delicados da vida pessoal e familiar, contribuindo, assim, para a formação integral de crianças e jovens.

A Metodologia OPEE desenvolveu esse material para que as famílias possam contar com o apoio de conhecimentos que os auxiliem e empoderem na construção de seus projetos de vida.

 

Por que a Metodologia OPEE é a melhor?

A Metodologia OPEE é pioneira na educação de competências socioemocionais e projeto de vida nas escolas.

Nossos números confirmam e reforçam nosso compromisso de auxiliar as instituições de ensino a estimularem a construção de um projeto de vida saudável e feliz para as crianças e jovens:

  • PIONEIRA na educação de competências socioemocionais no Brasil;
  • 20 ANOS inspirando alunos a voarem com seu projeto de vida;
  • Autoria do psicoterapeuta Leo Fraiman;
  • MAIS de 1 MILHÃO de alunos impactados em todo Brasil;
  • MAIS de 1.200 instituições parceiras;
  • Presente em 23 estados brasileiros e mis de 300 cidades;
  • Coleção totalmente renovada e alinhada com a BNCC.

 

Por que a Metodologia OPEE é a mais completa?

  1. Porque trabalha com todos os segmentos, dos 4 aos 18 anos;
  2. Alinhada com a concepção de educação integral dos alunos, reconhecendo e trabalhando os aspectos cognitivos, emocionais, sociais, históricos;
  3. Forma alunos que respeitam as diferenças entre as culturas, as pessoas e suas escolhas;
  4. Motiva discussões acerca de uma Educação Financeira pautada na Sustentabilidade;
  5. Projeto de vida é transformado em componente curricular nos itinerários formativos do novo Ensino Médio;
  6. Os alunos ampliam seu repertório acerca das profissões existentes e das tendências profissionais do novo século.

 

Visite o site da OPEE Educação e acompanhe nossas redes sociais! 👇

→ opee.com.br

Instagram: www.instagram.com/opee_educacao/

Facebook: www.facebook.com/opeeeducacao/

Youtube: www.youtube.com/metodologiaopee

APP Escola para Pais:

Apple Store
Apple Store
Play Store
Play Store

Projeto de Vida no Ensino Médio

Viver é fazer diariamente escolhas, recordando-me do filósofo existencialista Jean-Paul Sartre, que entendia o ser humano como um ser que constrói sua liberdade a partir do ato de escolher e se responsabilizar por suas ações.

Quando os nossos alunos chegam ao Ensino Médio, as perguntas mais recorrentes são: e agora? Que vestibular escolher? Qual é a melhor profissão?

Quando pensamos em Projeto de Vida, qual é a primeira palavra que vem em mente? A nuvem de ‘tags’ abaixo nos ajuda a exemplificar o que é Projeto de Vida para a Metodologia OPEE.

Vamos pensar na etimologia das palavras Projeto de Vida? Projeto vem do latim projicere: lançar para frente, colocar adiante, ou seja, ideia de futuro; e projectus, por sua vez, quer dizer lançado. Projeto de Vida é, nessa compreensão, o ato de sonhar e fazer um plano para o futuro.

Diante desta reflexão acerca do seu projeto para a vida, o jovem aprende que as suas escolhas estão além da escolha profissional e vestibular, e começa a buscar respostas para novas perguntas: que tipo de pessoa eu que ser? Como gostaria de viver? Como o trabalho contribui para encontrar o meu legado e missão diante da vida?

Autoconhecimento, inteligência emocional, escolha profissional, mercado de trabalho, educação financeira e métodos de estudos são os eixos norteadores para os alunos da Metodologia OPEE construírem o seus Projeto de Vida nesta etapa.

Por mais paradoxal que seja, os jovens no Ensino Médio aprendem a partir da própria experiência que não existe nada determinado, o projeto de vida é desenhado de dentro (recursos internos) para fora (recursos externos), por meio da aquisição de competências socioemocionais e cognitivas que são capazes de orientá-los para a atitude empreendedora. Leo Fraiman, autor da Metodologia OPEE, entende que Projeto de Vida é empreender a própria vida para chegar na melhor versão de si mesmo e este é o itinerário percorrido no Ensino Médio.

William Damon, professor e diretor do Centro de Pesquisas da Adolescência, na Universidade de Stanford e também um dos mais importantes estudiosos do desenvolvimento humano, em seu livro O que o jovem quer da vida?, a partir de pesquisas, ressalta a importância do projeto de vida para o jovem progredir, argumentando que é vital para a conquista da felicidade e a realização de todo o meio que está inserido; o que significa dizer que o Projeto de Vida não é apenas dos jovens, é da família, dos professores e de toda a sociedade, já que as suas escolhas, de alguma forma, impactam o ambiente no qual ele está inserido.  Damon é categórico ao afirmar que “todo projeto de vida gera consequências para além do eu”.

Voar com o seu Projeto de Vida! Este é o convite para os jovens no Ensino Médio. Viver com escolhas pautadas em valores e propósitos que visem a felicidade e o bem comum. Ter mais clareza do futuro e encontrar uma coerência entre o pensar, sentir e agir para construírem um Projeto de Vida feliz e autêntico.

Projeto de Vida e Atitude Empreendedora

Pensar educação nos dias atuais é compreender que para ensinar é necessário considerar diferentes aspectos, desde a formação para uma consciência ética, solidária e pautada em valores até a interrelação entre as pessoas e o planeta. E é nesse sentido que há quase 20 anos a Metodologia OPEE atua, educando para que os nossos alunos se desenvolvam cognitiva e emocionalmente e para a construção de um Projeto de Vida que seja capaz de transformar a realidade que os cerca.

Mas o que é construir um Projeto de Vida?

É pensar sobre quem se é e o que se deseja ecoar para o mundo. É refletir sobre aspectos subjetivos, investindo no autoconhecimento, mas sem deixar de olhar para as relações com o outro e a sociedade. É a partir desta reflexão que o aluno passa a compreender o poder que um Projeto de Vida bem estabelecido tem, sendo capaz de orientá-lo para alcançar os seus sonhos e de fortalece-lo para enfrentar as adversidades.

Segundo os quatro pilares da UNESCO, elaborados pelo professor francês Jacques Delors ainda no final dos anos 90, precisamos ensinar para o Aprender a Conhecer, a Fazer, a Conviver e a Ser, ou seja, é fundamental que o nosso aluno seja capaz de desenvolver senso crítico e de buscar novos saberes ao longo da vida, investindo em um constante aprimoramento. Igualmente importante é saber fazer escolhas e atuar em um mundo que é desafiador e dinâmico, necessitando de pessoas resilientes e com um pensamento inovador. Saber investir nas relações interpessoais de forma tolerante e empática é peça-chave em uma realidade diversa e cada vez mais global, bem como ser capaz de se relacionar consigo mesmo, investir nos seus potenciais e buscar experiências que enriqueçam o seu interior e permitam desenvolver-se de forma integral e consciente.

O trabalho com Projeto de Vida na OPEE está alinhado com este referencial de educação, pois é a partir do autoconhecimento, do desenvolvimento da inteligência emocional, das reflexões sobre as virtudes, sociedade, profissões, sustentabilidade e vida financeira que levamos os nossos alunos a compreenderem os mais variados aspectos da vida, suas demandas e desafios, provocando uma atitude mais assertiva diante da realidade. E é neste ponto que trabalhar as Atitudes Empreendedoras torna-se fundamental. Vale ressaltar aqui que empreender, no contexto do Projeto de Vida, nada tem a ver com tornar-se um empresário ou autônomo, mas está vinculado ao protagonismo e a capacidade de se posicionar diante dos desafios e das escolhas.

Pergunto: será que um Projeto de Vida transformador não precisa que os indivíduos sejam capazes de serem organizados, terem proatividade, responsabilidade e compromisso, seja consigo, com o outro ou com o meio ambiente?

Como diria o autor, Leo Fraiman, empreender é um ato ético, é ter consciência da nossa responsabilidade e com isso fazer do nosso Projeto de Vida um Projeto que acolhe, ajuda e respeita o maior número de pessoas possível.

O ser empreendedor é aquele que consegue enxergar as oportunidades e se prepara para elas buscando desenvolver a sua melhor versão.

O nosso grande objetivo é que com o Projeto de Vida os nossos alunos possam conectar sonhos e atitudes, tornando-se autores da sua própria história e agentes de transformação.

Live em comemoração ao Dia Internacional da Educação: Atitude empreendedora e caminhos para a Educação

LEO FRAIMAN, autor da Metodologia OPEE, conversará ao vivo com Paulo Menezes, Gerente da Unidade Cultura Empreendedora do Sebrae-SP onde conversarão sobre o tema “Atitude empreendedora e caminhos para a Educação.”

Eles farão uma reflexão sobre a importância do educador como o semeador de possibilidades em meio a este tempo de tantos desafios. Ter uma Atitude empreendedora pode ser um excelente ponto de partida para reafirmar que devemos ser a luz no fim do túnel, e não esperar por uma luz no fim do túnel. Por isso a importância de celebrar este dia tão importante apontando diferentes caminhos no mundo a partir da Educação.

Será um momento rico de reflexão para os educadores de todo Brasil!

Convide todos os educadores de sua escola para esse importante encontro:
• Live ao vivo: com Leo Fraiman e Paulo Menezes com mediação de Alberto Carneiro
• Tema: Atitude empreendedora e caminhos para a Educação
• Quando:28 de abril (quarta-feira) às 20h30 (horário de Brasília)
• Onde: No Instagram @opee_educacao
• A quem se destina: Educadores

Sobre Leo Fraiman
Psicoterapeuta, palestrante internacional, escritor e autor de mais de 20 livros entre os quais se destaca a Metodologia OPEE (Projeto de Vida e Atitude Empreendedora) presente em mais de 1.500 escolas pelo Brasil. Foi Conferencista na ONU pelo Simpósio Internacional – Formando lideranças para o desenvolvimento futuro, em Genebra/Suíça.

Com mais de 30 anos de carreira, Leo Fraiman foi membro do Comitê Mundial de Educação para a Autonomia, em Paris, ganhador do Prêmio Shift – Agentes Transformadores com o case da Metodologia OPEE e atualmente é autor aprovado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) com a obra “Pensar, Sentir e Agir”.

Sobre Paulo Menezes
Economista, contador e advogado, mestre em Administração é avaliador institucional pelo INEP para os instrumentos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos presenciais e EAD, executivo da área de educação por muitos anos, hoje é o Gerente da Unidade de Cultura Empreendedora do Sebrae-SP.

Sobre Alberto Carneiro
Gestor de novos negócios na OPEE Educação e Orientador Profissional e de Carreira. Graduado em administração de empresas com habilitação em marketing. Pós-graduado em Terapia em Sala de Aula – Educação e Conscientização. Professor das disciplinas Soft Skills e Gestão de Carreira em cursos de Pós-graduação no Hospital Israelita Albert Einstein, e também da disciplina de Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo para alunos do Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio.

Vamos juntos comemorar o Dia da Internacional da Educação com uma mensagem de otimismo!

Por que minha escola deve participar da feira de profissões Uniexpo on-line?

O que é a Feira de Profissões UNIEXPO ON-LINE?

  • A UNIEXPO ON-LINE é a tradicional Feira de Profissões realizada pela Teenager, que oferece atividades que proporcionam o contato entre os estudantes do Ensino Médio, as instituições de ensino superior e diversas áreas de atuação profissional;
  • Oferece palestras ao vivo, bate-papos com profissionais de diferentes setores, apresentação de cursos superiores e exposição de faculdades e universidades;
  • Durante o evento, os participantes recebem informações sobre o funcionamento dos cursos universitários, a grade curricular, o sistema de avaliação e a metodologia de ensino. Além de conteúdos sobre formação universitária em diferentes áreas de atuação, os participantes recebem informações sobre mercado de trabalho e carreira: salário médio, onde se pode trabalhar, o dia a dia da profissão, desafios;
  • Plataforma desenvolvida com a qualidade e segurança Edutt/Google for Education em um ambiente personalizado, dinâmico e seguro;
  • A Feira de Profissões UNIEXPO ON-LINE também oferece uma programação exclusiva para Pais e Educadores.

 

Qual a relação da Metodologia OPEE com a Feira de Profissões UNIEXPO ON-LINE?

  • A Metodologia OPEE é patrocinadora da Feira de Profissões UNIEXPO há décadas, oferecendo palestras e conteúdo exclusivo para Pais e Educadores, com informações relevantes sobre os aspectos envolvidos no processo de escolha da profissão na vida dos estudantes;
  • Em 2021, todas as escolas conveniadas OPEE terão UM LINK EXCLUSIVO com conteúdo interativo, vídeos para cada série com dinâmicas exclusivas dos assuntos abordados nas aulas OPEE e muito mais, possibilitando que o aluno OPEE tenha acesso ao evento desde a sua inscrição, para melhor aproveitamento da Feira de Profissões.

 

O que as escolas conveniadas OPEE terão como EXCLUSIVIDADE na Feira de Profissões UNIEXPO ON-LINE?

  • LINK exclusivo com conteúdo interativo, possibilitando que o aluno OPEE tenha acesso ao evento desde a sua inscrição;
  • Roteiro interativo para melhor aproveitamento da Feira de Profissões UNIEXPO ON-LINE;
  • Vídeos para cada série (9º ano/ 1,2 e 3º anos do EM) com dinâmicas exclusivas para potencializar a prática dos assuntos abordados nas aulas OPEE;
  • Dicas OPEE para melhor desempenho em provas e vestibulares;
  • Uma série de vídeos sobre habilidades socioemocionais, orientação e escolha profissional;
  • Textos e atividades extras sobre orientação e escolha profissional;
  • Acesso direto ao SOP – teste de escolha profissional;
  • Espaço para envio de comentários, dúvidas e sugestões.

 

Por que minha escola deve participar da Feira de Profissões UNIEXPO ON-LINE?

  1. Sua escola poderá inserir a programação da Feira de Profissões UNIEXPO ON-LINE em seu planejamento pedagógico e desenvolver atividades relacionadas aos temas apresentados;
  2. O evento oferece certificado de participação de acordo com o aproveitamento do estudante em diferentes salas virtuais;
  3. Sua escola poderá contabilizar os certificados como crédito para atividades complementares, relacionadas aos assuntos abordados e discutidos em sala de aula (diálogo com o material OPEE / Projeto de Vida);
  4. É uma excelente oportunidade para os estudantes conhecerem as universidades, os cursos superiores e as áreas de atuação profissional;
  5. O evento também oferece conteúdo exclusivo para Pais e Educadores, com informações relevantes sobre os aspectos envolvidos no processo de escolha da profissão na vida dos estudantes. Pesquisas realizadas pela Teenager apontam que, depois dos pais, os professores são os maiores influenciadores na escolha da profissão dos jovens. 

 

A quem se destina a Feira de Profissões UNIEXPO ON-LINE?

  • Alunos de 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais e alunos do Ensino Médio das escolas conveniadas OPEE;
  • Pais de alunos das escolas conveniadas OPEE;
  • Educadores das escolas conveniadas OPEE.

 

Confira a data da Feira de Profissões UNIEXPO ON-LINE de sua região:

  • NORTE – 19 de agosto de 2021
  • NORDESTE – 19 de agosto de 2021
  • CENTRO-OESTE – 19 de agosto de 2021
  • SUDESTE – 01 de setembro de 2021
  • SUL – 01 de setembro de 2021

 

EM BREVE enviaremos o link especial da OPEE para a inscrição de seus alunos e para que eles possam ter o acesso ao conteúdo exclusivo e interativo: 

  • Norte, Nordeste e Centro-Oeste – início das inscrições em 27 de julho
  • Sul e Sudeste – início das inscrições em 12 de agosto

O aluno – suas dores e a conquista da superação

Quem é o nosso aluno hoje? Como ele aprende? Quais são seus sonhos, esperanças ou medos? Como imaginam o próprio futuro?

No 1º Encontro OPEE de 2021, o aluno é protagonista! Escutamos alunos e alunas de escolas que utilizam a Metodologia OPEE em todo Brasil para refletirmos juntos sobre suas dores, conquistas e superações.

1º Encontro Nacional OPEE 2021:

  • Evento ao vivo, on-line e gratuito, com inscrição obrigatória;
  • Tema: O aluno – suas dores e a conquista da superação;
  • Quando: 20 de março (sábado) da 9h às 12h (horário de Brasília);
  • Onde: link exclusivo para as escolas conveniadas da Metodologia OPEE;
  • Público-alvo: Gestores e educadores das escolas parceiras OPEE;
  • Exclusivo para escolas conveniadas OPEE.

 

Programação do 1º Encontro OPEE 2021:

O evento será dividido em 4 blocos distintos, trazendo falas dos alunos em cada um deles, com análise posterior de especialistas:

  • O aluno hoje – análise de Tiago Tamborini;
  • Atividade Maker – com Marcio Okabe;
  • O aluno e suas dores – análise de Rossandro Klinjey;
  • Como o aluno faz para superar essas dores – análise de Leo Fraiman.

 

Saiba mais sobre os especialistas:

Leo Fraiman – Autor de mais de 20 livros educacionais, entre os quais se destaca a criação da Metodologia OPEE. É psicoterapeuta, orientador profissional, supervisor clínico e diretor da clínica Leo Fraiman de Psicoterapia e Orientação Profissional. É especialista em psicologia educacional e mestre em psicologia educacional e do desenvolvimento humano pela Universidade de São Paulo (USP) e Master Pratictioner pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL). É colunista do portal de notícias UOL Educação e da rádio Jovem Pan. palestrante internacional: já ministrou cursos e conferências na Argentina, Espanha, Dinamarca, Suíça, Cabo Verde, Portugal, entre outros países.

 

Tiago Tamborini – Psicólogo e Orientador de carreira. Pós-Graduado em Psicologia Educacional – USP e em Psicologia Clínica de crianças e adolescentes – USP. Autor do Livro: Como educar no século XXI. Orientador de Carreira há 14 anos, formado pelo método OPEE.  Palestrante com atuação em diferentes escolas e empresas de todo o Brasil. Consultor convidado em diferentes mídias, tendo contribuído para Editora Globo, Rede Globo TV, Editora Abril, Portal UOL, Rede Record, SBT, Rede TV, TV Gazeta, TV Cultura; entre outros.

 

 

Rossandro Klinjey – Palestrante, escritor, Psicólogo Clinico e Mestre em saúde coletiva. Fenômeno nas redes sociais, seus vídeos já alcançaram a marca de mais de cem milhões de visualizações. Autor de vários livros, sendo os mais recentes: “As cinco faces do Perdão”, “Help: me eduque!” e “Eu escolho ser feliz”. É consultor da Rede Globo em temas relacionados ao comportamento, educação e família, no programa “Encontro com Fátima Bernardes” e colunista da Rádio CBN. Foi professor universitário por mais de dez anos, hoje se dedica a palestras no Brasil, Europa e Estados Unidos.

 

Marcio Okabe – Origamista por paixão, Educador por missão e Palestrante por vocação. Idealizador do Origami.club, que é o clube de origamistas. Seu sonho é promover o origami em todo o mundo e conectar origamistas com espaços que precisam do origami. Tem realizado oficinas e vivências – Origami Experience – em diversos lugares, como SESC Paulista, TEDxSão Paulo, Campus Party, Museu Catavento, escolas e eventos.

 

 

Como surgiu a ideia de escutar os alunos?

2020 será para sempre um ano inesquecível! O afastamento social trouxe medo e incerteza, aprendizagem e reconstrução! Um turbilhão de sentimentos tomou conta de nós que, como adultos, deveríamos servir de referencial para os mais jovens! Muito complexo apontar uma direção quando também nos sentíamos à deriva…

Silvana Pepe, diretora da OPEE Educação conta que “a ideia de escutar os alunos surge quando no dia a dia ouvimos nossas escolas parceiras e vamos tabulando (e sentindo) seus anseios, angústias, dúvidas, constatações. Em 2020 criamos inúmeras estratégias, atividades e desafios para as escolas e seus professores. Fizemos eventos contínuos com as equipes docentes e as famílias. Sentimos que agora era hora de dar voz aos alunos.”

Como nos saímos? Que marcas esse nosso mundo deixou (e continua deixando) para as novas gerações?

É o momento de os estudantes dizerem o que estão sentindo e como estão vivenciando e se superando no mundo atual; quais recursos estão criando para manterem o interesse pela Escola; o que os desafia, como aprendem!

 

Praticando a Superação

O 1º Encontro OPEE 2021 irá colaborar com os educadores para que possam ajudar seus alunos em suas dores e na conquista da superação.

A aprendizagem, entre outros fatores, está diretamente vinculada à emoção. E é à medida que os professores e mediadores conhecem mais sobre seus estudantes que aumenta a possibilidade de acesso a eles, permitindo que suas orientações aconteçam mais facilmente, com mais abertura, verdade e naturalidade.

A superação envolve uma série de atitudes e contingências. Ao longo do trabalho com a Metodologia OPEE buscamos desenvolver atitudes como o autoconhecimento, a vivência contínua de valores éticos, a prática da empatia, da resiliência e de decisões conscientes com vistas à construção de um projeto de vida saudável e autêntico, mesmo diante de desafios e obstáculos.

 

A Metodologia OPEE:

  • PIONEIRA na educação de competências socioemocionais;
  • 20 ANOS inspirando alunos a voarem com seu projeto de vida;
  • MAIS de 1 MILHÃO de alunos impactados em todo Brasil;
  • MAIS de 1.200 instituições capacitadas;
  • 80% de aprovação por parte dos próprios alunos;
  • Coleção alinhada com a BNCC.

Encontro do autor Leo Fraiman com os alunos das escolas parceiras da Metodologia OPEE

Leo Fraiman, autor da Metodologia OPEE, conversou ao vivo com mais de 4.250 alunos(as) do Ensino básico de escolas conveniadas de todo Brasil, falando sobre Superação e Equilíbrio Emocional.

Leo Fraiman gosta muita de participar destes encontros com alunos pois são excelentes oportunidades para troca, aprendizado e principalmente muito carinho!

Conversar com alunos nos motiva a seguir em frente e reafirma nosso compromisso de inspirar pessoas à uma atitude empreendedora e à construção de projetos de vida sadios, eficazes, éticos e felizes, para que se tornem protagonistas e agentes transformadores do futuro.

Foram 3 encontros, separados por segmento: Ensino Médio; Anos finais e Anos iniciais do Ensino Fundamental.

Confira abaixo um resumo de cada um desses encontros.

 

ANOS INICIAIS FUNDAMENTAL

O QUE DE MELHOR EU POSSO FAZER COM ISSO?

Esta frase se transformou num mantra na conversa que o autor da Metodologia OPEE, Leo Fraiman, teve com alunos das séries iniciais do EF.

Foram mais de 1500 crianças, de até 10 anos, enviando perguntas sobre a Escola, a Família, suas Amizades, Convivência, Solidão!

Foram momentos de muita ternura, humor e emoção!!!!

Destacamos algumas falas especiais de Leo Fraiman nesse encontro:

  • Não temos que pensar naquilo que está acontecendo e sim no que eu posso fazer com o que está acontecendo!
  • Nem tudo tem o lado bom, mas devemos nos segurar na esperança e no orgulho de estar fazendo o melhor que podemos!
  • Você deve fazer com as aulas aquilo que você faz com os jogos de videogame: perseverar/pesquisar/perguntar a alguém/não desistir! 
  • Para conviver é preciso:
    • Não querer mudar o outro
    • Entender que cada um tem o seu lugar
    • Ter empatia
    • Ser mais leve
    • Não revidar 
  • Como Estudar:
    • Primeiro é preciso querer estudar; ter uma agenda e ticar as tarefas cumpridas; ter humildade e pedir para cada professor dar dicas de como estudar a sua matéria;

Confira o encontro completo: https://rb.gy/hfmbjq

 

ANOS FINAIS FUNDAMENTAL

NUM MUNDO ONDE TODO MUNDO QUER SE DAR BEM VENCE AQUELE QUE SE DÁ AO BEM

Chegou a vez dos alunos das séries finais do Fundamental!

A conversa girou em torno de temáticas mais complexas, como a Ansiedade e a Depressão, a Raiva e Maturidade!

O autor Leo Fraiman temperou a conversa com destreza: hora com humor, hora com seriedade e firmeza!

Foram momentos de sentimentos intensos em que afloraram dúvidas, medos, mas também otimismo com a vida!

OLHAR A VIDA POR UMA LENTE MELHOR, COM OTIMISMO REALISTA. SER ALGUÉM QUE TEM COMPROMISSO COM O SEU PROJETO DE VIDA.

Destacamos algumas colocações de Leo Fraiman:

  • Eu não quero, mas se é bom para mim, eu faço! Eu quero, mas se não é bom para mim, eu não faço!
  • O modo guerreiro e autônomo de viver é ter propriedade sobre si; ser o capitão do seu cérebro, se levando a sério e se dando valor! Ser o seu melhor amigo, dando a mão a si próprio.
  • ANSIEDADE E DEPRESSÃO:
    • querer melhorar; aprender a respirar e relaxar; se tratar com carinho (ter autoestima); aprender a pensar em coisas positivas; PENSAR NO QUE VC FALARIA PARA O SEU MELHOR AMIGO.
    • fazer esporte, comer bem, tomar bastante água, ler, ficar distante das redes sociais.
    • SABER PEDIR AJUDA A ALGUÉM. ENTENDER QUE PEDIR AJUDA NÃO É FRAQUEZA. É SINAL DE HUMANIDADE.
  • MATURIDADE:
    • a Vida é imperfeita, as pessoas são imperfeitas. Pensar o que é mais inteligente fazer nos momentos de desafios.
    • a Maturidade é a prima da autoestima. O que fazemos do nosso cérebro é o que nos torna vencedores!
    • ter maturidade é agir com critério!
  • RAIVA:
    • perceber o outro/ter humildade/respirar/saber que somos imperfeitos
    • ser inteligente emocionalmente é não se perder na raiva, na tristeza, na solidão, na infelicidade.
    • REPETIR PARA SI: o que posso fazer de melhor diante disso?
    • quanto mais amor e carinho a gente dá a alguém, mais a gente tem!!!!

Confira o encontro completo: https://rb.gy/qsdaxj

 

ENSINO MÉDIO

DEVO FAZER O QUE É BOM PARA MIM E PARA O OUTRO.

O encontro com alunos do Ensino Médio teve presença significativa e os assuntos abordados informaram, emocionaram e trouxeram muita reflexão e esperança!

Foram momentos de troca e emoção, trazendo inspiração para que os jovens buscassem entender suas emoções, superar seus desafios e estimular o desenvolvimento de seu equilíbrio emocional.

Selecionamos os melhores momentos desse bate papo:

  • a Superação é a soma de pequenos atos! É preciso fazer o que tem que ser feito. Não adianta olhar para grandes causas e não ser capaz de arrumar a própria cama!
  • eu tenho emoções, mas não preciso ser dominado por elas!
  • a vontade nem sempre é boa conselheira: o corrupto rouba porque tem vontade. O agressor bate porque tem vontade. DEVO FAZER O QUE É BOM PARA MIM E PARA O OUTRO.
  • para ter equilíbrio emocional é preciso cuidar da saúde mental, assim como cuidamos da saúde física!
  • PEDIR AJUDA NÃO É FRAQUEZA: é a força do amor-próprio!

Confira o encontro completo: https://rb.gy/25sz23

 

SAIBA MAIS SOBRE A METODOLOGIA OPEE

  • 1 MILHÃO de alunos impactados e mais de 1.000 escolas espalhadas por todos os cantos desse enorme Brasil. Temos MUITO ORGULHO desses números que só crescem.
  • A Metodologia OPEE é pioneira no trabalho com as competências socioemocionais há quase 20 anos, pois acredita que são fundamentais para a formação de melhores seres humanos para o mundo. Quem compartilha desta ideia, deixe um comentário na postagem.
  • Agora, mais do que nunca, o fortalecimento das temáticas socioemocionais será fundamental para a formação de projetos de vida éticos, sustentáveis, eficazes e felizes!

Vamos juntos?