Como preparar o seu aluno para fazer escolhas mais assertivas, diante de tantas possibilidades que existem hoje?
Em um contexto de tempos líquidos devemos educar para a formação humana e para o conhecimento.
Com a entrada na chamada quarta revolução industrial, o advento da inteligência artificial e seus impactos, o mundo se torna cada vez mais desafiador e incerto, sendo necessário um novo olhar para a construção e aquisição do conhecimento, bem como para uma formação integral e integrada de nossas crianças e adolescentes. É desta forma que suas escolhas poderão ser mais conscientes e com mais significado.
As atividades da Metodologia OPEE têm como objetivo fomentar desde cedo o desenvolvimento de competências e habilidades que vão além dos conteúdos tradicionais.
Nossa meta é potencializar e desenvolver forças, talentos pessoais e sociais, bem como fortalecer a relação do indivíduo consigo mesmo, com os outros e com o planeta. Assim propiciamos o autoconhecimento, a empatia, a resiliência e a autonomia, fatores determinantes de uma escolha eficaz, ética e sustentável.
A formação humana é destaque para a boa cidadania, mas a informação é fator determinante para que o aluno tenha repertório e conhecimento.
O Dicionário e Guia de Profissões dá repertório para que as aulas de Projeto de Vida ganhem como incremento informações sobre ocupações possíveis no Brasil. Além das descrições das profissões e citações das ocupações, há dicas de leitura e filmes sobre as possíveis escolhas.
“Que a consciência das próprias afinidades e habilidades, assim como a pesquisa ampla e profunda sejam a bússola daqueles que buscam encontrar realização na vida profissional”
“Caminhar para dentro de si é uma das melhores formas de buscar respostas para os caminhos que queremos seguir, evitando que influências externas determinem nossas escolhas”.
Quer saber mais sobre a Metodologia OPEE? Clique aqui!