Vamos Brincar?
Quem nunca ouviu a frase “brincadeira é coisa séria ” ?
Essa ideia tem mais a ver com a importância da brincadeira na vida do ser humano e da valorização desta ação do que necessariamente com a seriedade de uma brincadeira. Até porque nem toda brincadeira é obrigatoriamente séria, e nem toda situação divertida é necessariamente uma brincadeira.
Em sua obra Homo Ludens, o historiador holandês Johan Huizinga descreve o jogo como elemento central na vida do ser humano, sendo considerado constitutivo da civilização e não exclusivo do ser humano, presente também na vida dos animais.
Apesar de todas as variações conceituais e explicativas sobre esta temática, fato é que é essencial nos perguntarmos o quanto temos proporcionado e aproveitado esse aspecto de nossas vidas e também na vida das crianças e dos jovens.
O brincar na vida adulta é algo que pode adquirir diversas dimensões e que pode ser praticado em situações do dia a dia, em atividades livres, flexíveis e que tragam a sensação de bem-estar e prazer, não com um objetivo específico e relevante.
É importante lembrar que não há idade e nem uma única maneira de brincar. Stuart Brown, psiquiatra e pesquisador sobre o tema, ressalta a importância do brincar em nossas vidas, destacando as várias possibilidades de cultivá-lo: jogos corporais, brincadeiras sociais, brincadeiras com objetos e com as mãos, solitárias e imaginativas, de exploração e curiosidade, entre outras.
Você sabia que quando conta uma história, faz uma pintura, usa roupas extravagantes ou mesmo participa de jogos você pode estar brincando?
O convite é nos perguntarmos: qual é a minha história com o brincar? Costumava brincar mais na infância ou atualmente? O quanto me permito brincar e me envolver em atividades lúdicas atualmente? Em minhas aulas, há espaço para brincadeiras?
Confira abaixo algumas ideias de brincadeiras que podemos praticar ao longo das aulas com a Metodologia OPEE:
- Módulo 1 – Autoconhecimento
- Contação de história
- Roda de conversa
- Perguntas e respostas
- Exercícios de imaginação e criatividade
- Dança, expressão corporal
- Módulo 2 – Escolhas Profissionais
- Jogos de desafio
- Jogos com regras e estratégia
- Vivência e dramatização de atuações profissionais
- Exercícios de imaginação e criatividade
- Jogos manuais (de montar, consertar, empilhar…)
- Módulo 3 – Educação Financeira e Sustentabilidade
- Brincadeiras sociais e de interação
- Exercícios de imaginação e criatividade
- Jogos de desafios e soluções
- Módulo 4 – Métodos de Estudo e Aprendizado
- Contação de história
- Exercícios de imaginação e criatividade
- Dança, expressão corporal
- Brincadeiras solitárias e imaginativas
Para que a vida e o mundo sejam também divertidos, nada melhor do que brincar, sozinho ou em grupo!
Para saber mais:
- HUIZINGA, Johan. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 2019.
- TED Talk – Brincar é mais do que diversão, Stuart Brown. Disponível em: https://www.ted.com/talks/stuart_brown_play_is_more_than_just_fun?language=pt