Retrospectiva 2023: um balanço deste ano para a OPEE
As festas de fim de ano estão batendo à porta, “e o que você fez?”, nos pergunta a famosa música da Simone e nossas consciências. Dezembro é mês de retrospectiva, de observar com objetividade e clareza toda a jornada percorrida ao longo do ano: os erros, os acertos, as conquistas e as derrotas. Todos têm o seu lugar e fazem parte do caminho.
Dentre as vitórias, fizemos nosso primeiro encontro nacional sobre o resgate da nossa humanidade em tempos acelerados, permeados por um excesso de telas. Além da reflexão sobre vício tecnológico abordada por especialistas nessa área, a parceria com a Oficina de Finanças e a criação da Jornada de Prosperidade apoiou o cultivo da saúde financeira.
Este ano promovemos diversos webinars com famílias e alunos sobre a importância do protagonismo e de termos escolhas mais assertivas, bem como felicidade e saúde mental. Este último tema foi aprofundado em nosso segundo encontro nacional sobre bullying e a construção de uma cultura para a paz.
Além disso, em 2023 realizamos mais um sonho: o de fazer uma parceria com o Instituto Ayrton Senna para oferecer um instrumento de avaliação socioemocional. E lançamos nossa segunda pesquisa com escolas brasileiras, desta vez sobre a educação na era digital e seus desafios.
Tudo isso, é claro, além do nosso trabalho constante de levar a metodologia OPEE às escolas de todo o país. Nossa equipe de assessores se deslocou pelo Brasil todo com muito mais do que formação docente, conteúdos pedagógicos e plataformas repletas de informações. A cada ano, eles carregam consigo e compartilham mais experiências transformadoras de vida, frutos do esforço contínuo para o desenvolvimento pessoal dos nossos profissionais.
Frente aos desafios atuais, que cada vez mais nos exigem equilíbrio e inteligência emocional, permanecemos unidos, preparados e com as ferramentas necessárias para enfrentá-los. E estamos felizes de ter cada vez mais aliados com quem trocar conhecimentos e partilhar nossa sabedoria.
Parabéns a todos que fizeram e fazem parte da nossa história. Em um ano voltaremos aqui para registrar novas conquistas. Boas Festas!
Texto: Marcela Braz