Participe do 3º Estudo OPEE Educadores Brasileiros 2024: a importância da construção do Projeto de Vida na escola

Convidamos os educadores brasileiros para participar do “3º Estudo OPEE Educadores Brasileiros 2024: a importância da construção do Projeto de Vida na escola” que é um importante mapeamento do perfil atual dos educadores de escolas públicas e privadas, de todos os estados brasileiros, realizado pela Metodologia OPEE/ FTD Educação, pelo terceiro ano consecutivo.

Sua participação será anônima e levará menos de 5 minutos. Basta responder o questionário pelo link ou QR Code abaixo:

https://pt.surveymonkey.com/r/3EstudoOPEE


 

Sobre o Estudo OPEE Educadores Brasileiros

Pelo terceiro ano consecutivo a OPEE Educação aplica o “Estudo OPEE Educadores Brasileiros”, que tem como objetivo mapear o cenário pedagógico e escolar brasileiro nos últimos 12 meses, contando com a participação de escolas das áreas pública e privada, de todas as regiões do país. 

Em 2022 o foco principal do estudo foi ouvir os educadores quando as aulas presenciais tinham retornado, avaliar sua motivação e entender os reflexos da pandemia de Covid 2019 na educação. Otimismo e propósito foram as principais palavras associadas aos depoimentos dos professores e gestores brasileiros. 

Já em 2023, além de fazer uma análise comparativa da motivação e do propósito dos educadores em relação ao ano anterior, o estudo buscou compreender a percepção desses educadores em relação à educação na era digital. O resultado apontou que a maioria considera como desfavoráveis as consequências da tecnologia no progresso de crianças e adolescentes, por esses estarem usando excessivamente as telas sem acompanhamento familiar. Vale também destacar que mais de 80% desses educadores considerou que a prática do bullying e o cyberbullying são favorecidas pela tecnologia.

Agora em 2024 estamos lançando o 3º Estudo OPEE Educadores Brasileiros 2024: “A importância da construção do Projeto de Vida na escola”, que mantém a análise evolutiva em relação à motivação e ao propósito dos educadores ao longo dos anos, mas traz como foco principal avaliar como esses educadores enxergam a importância do desenvolvimento do Projeto de Vida dos alunos.