Como a Metodologia OPEE ajuda estudantes a desenvolverem um projeto de vida consciente
Existem muitas crenças em torno do que é projeto de vida e de como desenvolvê-lo nas escolas. Por vezes, pode parecer um conjunto de escolhas e planos para guiar os alunos em suas futuras carreiras profissionais.
Mas o projeto de vida vai muito mais além do “o que você quer ser quando crescer?”. É um planejamento para se conquistar objetivos estáveis – mas não imutáveis –, carregados de sentido pessoal e orientados por valores éticos. É embasar a possibilidade de fazer escolhas e suprir a necessidade de construir o próprio sentido para a vida.
Ou seja, o objetivo não é formar futuros profissionais. É auxiliar esses jovens na construção de si mesmos e de seus sonhos, em todas as áreas da vida. É transformar esses desejos em metas de curto, médio e longo prazo, seguindo valores éticos.
E a Metodologia OPEE inclui também um olhar para a sustentabilidade e o planejamento financeiro, bem como contempla um projeto que pode ser construído em família. Isso porque os laços familiares (não apenas de parentesco) têm um papel fundamental no desenvolvimento das competências socioemocionais, por serem o principal contexto de interações sociais da criança e do jovem.
Então, para superar sentimentos de medo, insegurança e angústia diante do futuro, é importante criarmos ambientes acolhedores e motivadores em casa e na escola. Que sejam humanizados e capazes de inspirar a transformação dessa inquietação em atitudes, e das dúvidas em busca. O projeto de vida é um alicerce para, em vez de temer o futuro, tomá-lo pelas mãos e criar uma vida boa e feliz com protagonismo e autonomia.
Assim, nossos materiais oferecem inspirações, possibilidades e caminhos práticos para professores, alunos e suas famílias (re)encontrarem o próprio equilíbrio emocional. A olharem com mais gentileza a si mesmos e se empoderarem, para enfrentar e superar momentos delicados da vida pessoal e familiar. A contribuir para a formação integral e integrada de todos, a fim de que ofereçam seu melhor para o bem comum.
Outro ponto é: como fazer tudo isso em um contexto de transformação digital, crescente tempo de exposição a telas e intensos debates sobre o futuro da educação? A Metodologia OPEE tem mais de 20 anos de experiência e, ao longo desse tempo, vem se adaptando às novas tecnologias, incluindo técnicas para lidar com uso excessivo de celulares, computadores e jogos de videogame.
Todos esses elementos que tornam nossa vida contemporânea mais complexa precisam ser contemplados e incluídos no processo, para termos um projeto de vida mais consciente e realista. Não podemos escolher nossas dores, mas sim, a maneira como vamos enfrentá-las. E, com nosso otimismo realista, estamos com vocês para sempre fazermos o melhor com o que temos.
Texto: Marcela Braz.