GAME COMPORTAMENTAL OPEE: Caminhos e Escolhas
Olá, educador e educadora,
Nosso post de hoje é sobre jogos! Jogos estimulam que a criança ou o adolescente aprendam regras, bem como compartilhem e desenvolvam a inteligência espacial e a sociabilidade. Por isso, estamos trazendo esse conceito para nosso material de uma forma inovadora e exclusiva para as escolas parceiras OPEE!
De certa forma, os jogos sempre fizeram parte da Metodologia OPEE e da história da humanidade. As sociedades mais primitivas e as atuais veem neles uma forma de ter uma experiência transformadora, acolhedora, instigante. Podemos usá-los para diferentes finalidades.
Por isso, vitalizadores, atividades em grupo, dinâmicas e rodas de conversa são velhos conhecidos da nossa metodologia e do nosso DNA há mais de 20 anos. A novidade é ter, além de todos esses recursos, também games comportamentais!
Todos eles abordam as temáticas do autoconhecimento e da empatia de formas específicas para cada faixa etária.
No 6º ano, além deles, o foco é a convivência. Para os alunos do 7º, é a vez das atitudes sustentáveis na vida e nas finanças. No 8º ano, trabalhamos com as temáticas de bullying e inteligência emocional. Depois, o 9º ano tem acesso ao game que aborda os itinerários formativos e as escolhas profissionais para o futuro.
Vale lembrar que nos games comportamentais são trabalhados valores, resolução de problemas e competências e habilidades socioemocionais. Por isso, ele é educativo e construtivo, pois há uma finalidade e um propósito delimitados e que convidam o aluno a fazer escolhas ao longo do percurso, mudando assim a sequência e o desfecho a partir de cada decisão tomada pelo aluno/jogador.
Além disso, utilizamos narrativas da vida real por meio de personagens para aproximar o aluno das temáticas abordadas e das decisões que cada personagem precisa tomar.
Oferecemos uma experiência que vai além do “certo” e “errado”: é um jogo de aprendizado continuado. O personagem vai passar por situações, ter escolhas, perceber caminhos, sofrer consequências e será feita uma análise final. Ela ilustra que, se a pessoa seguir por determinado caminho, terá aquele resultado.
Para os alunos terem a melhor experiência possível, é vital que os educadores joguem o game antes deles e acessem nosso manual, com o passo a passo de como funciona e das possibilidades de aplicação, além das conexões com as competências e habilidades propostas na BNCC. Isso os permite avaliar quando as atividades serão dadas e ter autoria, se colocarem como capitão ou capitã desse navio que será navegado com seus alunos e alunas.
Bom divertimento!
Texto: Marcela Braz