Janeiro Branco: A Vida Pede Equilíbrio!
Janeiro! Mês que representa o início de um novo ano, de um novo ciclo e de uma nova jornada.
Janeiro branco, por sua vez, é um movimento dedicado à temática da Saúde Mental que nos alerta e conscientiza sobre hábitos, práticas, informações e necessidades envolvendo a saúde mental. Em 2023, o tema eleito para celebrar o Janeiro Branco foi A VIDA PEDE EQUILÍBRIO.
Algo que muitas vezes parece distante de alguns âmbitos de nossas vidas, mas que nos lembra que, na prática, em boa parte depende de nós alcança-lo. Seja o equilíbrio na alimentação, na prática de exercícios físicos, o equilíbrio entre o trabalho e o lazer, entre a conexão com telas e conexão com pessoas, e muitos outros. O equilíbrio exige uma leitura do contexto em que estamos, das influências que sofremos e de que forma iremos manejar nossas escolhas.
Há períodos em que de fato nossas vidas carecem de equilíbrio em algumas áreas, outras parecem estar em alguma harmonia e, idealmente, buscamos o equilíbrio em todas elas. Quando pensamos na conhecida “roda da vida”, é interessante refletir como está o equilíbrio nas áreas: física/saúde, profissional, financeira, acadêmica, espiritual, social, familiar, emocional.
Nosso convite é para que você aproveite este início de ano para fazer um balanço de sua vida em todas as áreas, perguntando-se de forma sincera:
- Quais áreas estão em maior equilíbrio?
- Quais áreas estão em menor equilíbrio?
- Qual área eu gostaria de me dedicar a buscar um maior equilíbrio e satisfação?
- Que atitudes práticas posso adotar ao longo do ano para conquistar essa mudança?
- Há algo ou alguém que poderia me auxiliar a alcançar esse equilíbrio?
Honrando o mês de janeiro branco, dedicado à saúde mental, reflita sobre essa área específica de sua vida:
- Como está meu autoconhecimento: busco me conhecer ou é algo que não dou a devida atenção e importância?
- Estou feliz com as escolhas que tenho feito? De que forma elas impactam em meu bem-estar?
- Sei buscar ajuda quando reconheço que não estou bem?
- Reconheço e valorizo meus sentimentos e minha vida emocional?
- Quais atividades tenho praticado para me sentir bem comigo mesmo e com os outros com quem convivo?
- Que ações posso praticar para me sentir melhor comigo mesmo e com os outros com quem convivo?
Na coleção de livros da Metodologia OPEE, demonstramos que a saúde mental é uma construção, um conjunto de fatores que impactam nossa vida subjetiva e não algo que é dado por decreto. Isso implica na compreensão de que a vida é uma jornada composta de diferentes fases e momentos, e não uma linha reta sem turbulências. E é justamente nessa caminhada que almejamos o tão importante equilíbrio.
Que neste ano de 2023 possamos busca-lo com mais serenidade e humildade, contando também com as redes de apoio e pessoas significativas, afinal, o equilíbrio é também uma conquista coletiva e não apenas individual. Caminhemos juntos a uma vida mais equilibrada!
Texto: Mariana Gonçalo | Foto: Depositphotos